
Fundado pelo bandeirante Manuel Preto em 1580, o bairro da Freguesia do Ó era passagem obrigatória para os bandeirantes que viajavam na direção das atuais cidades de Jundiaí e Campinas. Tradicional e um dos mais antigos da capital, o bairro desperta curiosidade e apresenta lendas e muita história. "Está vendo aquela casa? A marquesa de Santos morou nela", garante o barbeiro aposentado José Rodrigues de Matos, de 82 anos, assíduo jogador de malha no antigo Largo da Matriz. "Sabe aquela outra? Era da namorada do Casimiro de Abreu, por isso ele vivia recitando poesia nos saraus daqui", continua o simpático morador. Essas são algumas das muitas histórias envoltas nesse belo bairro paulistano.
O antigo Largo da Matriz foi ponto de encontro de 1610 até 1986. Isso até um sacristão tentar exterminar com fogo uma colméia de vespas, e acidentalmente, colocar fogo na Igreja de Nossa Senhora da Expectação, construída pelo fundador Manuel Preto. Atualmente, o novo Largo da Matriz e a Igreja Nossa Senhora do Ó são os pontos de encontro dos moradores do bairro. A religiosidade e a vida noturna se contra

stam no novo Largo. Ao redor da Igreja existem diversos estabelecimentos comerciais, como bares e pizzarias. Lugares como o Bar Frangó e a Pizzaria do Bruno, são conhecimentos por toda a cidade e atraem pessoas de diferentes regiões da capital. “O Largo é um lugar delicioso para namorar e passar a noite de um final de semana, e o Frangó é um dos melhores bares do Brasil”, comenta Rogério Françoso, de 25 anos, Administrador de Empresas e morador do bairro do Ipiranga. De acordo com o Comando da Polícia Militar, cerca de duas mil pessoas passam pelo Largo da Matriz durante todo final de semana.
É comum ver a população local e muita gente de fora passear em volta da Igreja como em cidades interioranas. Com esse “ar” de interior, o Largo da Matriz é um dos pontos turísticos de São Paulo e um orgulho para o bairro que completará 427 anos no mês de agosto.
14 comentários:
Essa cidade é do caralho... preciso conhecer mais a ZN... e visitar o Frangó!
Abraço!
não conheço a cidade mas o q vc diz
dela pareçe ser otima
e igual a o henrique falou
"essa cidade é do caralho..."
hahahahaha
abraço
passa la no meu blog
http://blog-do-rato.zip.net/
http://blog-do-rato.zip.net/
Olha, moro em São Paulo e nunca, repito, nunca fui a este bairro! Incrível como SP ainda pode nos surpreender, ainda mais com um ponto de vista desses.
Abraços
Hum...
Tô ansiosa para ir no Frangó, dizem que é excelente!
Abraço!
Deve ser um ótimo lugar pra se conhecer, sou de Recife aki tb tem muito lugar historico, muitos lugares bonitos pra se conhecer. quando for a SP, se eu for um dia ne, vou ai nesse bairro conhece-lo
abraços
Ótima a descrição, dá vontade de ir ver tudo isso com os p´roprios olhos.
É bacana ler posts assim pq faz com que a gente conheça um pouco mais do país da gente... tem muita coisa bacana pra se conhecer e nem sempre se tem dinheiro para poder visitar e essa é uma boa forma de saber mais.
Um dos bairros mais legais de sampa, e sem contar a musica que esse bairro inspirou
Aeee Herááááclito!!!
Parabéns pelo texto, mano!!! Tá muito bem escrito e o assunto também é bem interessante, embora a Freguesia não chegue aos pés de Pirituba!!! uhauhauhuah..zuera!
Abraço Baralhooooooooo!!!!
Muito legal a história desse bairro, e não tinha conhecimento e moro no Rio de Janeiro, logo realmente não conheço. legal seu blog, achei lá no orkut! bjooo!
http://celle.manhaes.zip.net
São Paulo é a única cidade do Sudeste que ainda não conheço.Talvez influenciado pela mídia que insiste em sempre mostrar o lado ruim de nossas cidades.Mas o blogueiro é uma pessoa privilegiada pois ,ao fazer pesquisas e trocar idéias, se transforma em uma pessoa mais bem informada.Valeu pelo aumento de bagagem proporcionado por este post no seu blog.
Legal o Post Mano,mas ao contrário do André(Pirituba),e Vc, sou mais o Bairro do Limão kkk,Flws,Fuiii!!
Cara esse lugar me tráz recordações maravilhosas, a pizzaria do Bruno, era um ponto de encontro do rachadores do ano de 1982, eu tinha uma Brasilia 76, amarelo jamaica, rebaixadona mesmo, tinha o Ricardo, com o seu fusca azul, o Denir com sua Brasilia branca com teto solar, o Nelson com seu opala preto tolado no chão, e muitos outros caras legais, faz tempo que não vou por ai........
"O antigo Largo da Matriz foi ponto de encontro de 1610 até 1986."
O correto e de 1610 - 1896.
Cynthia
Postar um comentário